Como todos sabem, ou deveriam saber, a água é um bem precioso que deve ser poupado. Contudo, dada a facilidade de acesso que temos a ela no mundo ocidental, tendemos a não lhe dar o devido valor ou atenção, e acabamos por desperdiçar com frequência este recurso tão importante.
Além das consequências que causa no meio ambiente e na sociedade, o desperdício de água pode custar bem caro às nossas carteiras. Poupar água é, além de uma necessidade ambiental, uma forma eficaz de poupar dinheiro. Surge então a dúvida: como economizar este bem tão precioso?
Apresentamos-lhe neste artigo oito formas diferentes de poupar água em casa, para que possa ajudar a salvar tanto o meio ambiente como a sua carteira. Comecemos!

1 - Feche a torneira enquanto escova os dentes
Ao realizarmos tarefas do dia-a-dia, tais como lavar os dentes, as mãos ou fazer a barba, deixamos muitas vezes a torneira aberta quando não a estamos a utilizar.
Ao lavar os dentes, mantenha a torneira fechada e opte antes por utilizar um copo com água para bochechar. Verá a diferença que esse pequeno gesto faz no final do mês.
2 - Use apenas a água necessária para cozinhar
É bastante comum utilizarmos mais água do que deveríamos para efetuar a cozedura dos alimentos, e esse é um hábito que não traz consigo quaisquer vantagens.
Quando for preparar as suas refeições, evite usar tachos e panelas demasiado grandes para a quantidade de alimentos que vai cozinhar e encha-os apenas com a água necessária para o efeito.

3 - Tome um duche rápido em vez de um banho
É verdade que os banhos de imersão são agradáveis e relaxantes, e tornam-se especialmente apetecíveis no inverno. Mas encher a banheira implica desperdiçar uma quantidade absurda de água.
Em vez de ceder a essa tentação, opte por tomar um duche, e desafie-se a terminá-lo o mais depressa possível. Não se esqueça ainda de fechar a torneira enquanto se ensaboa. São litros e litros de poupança!
4 - Recolha e reutilize a água desperdiçada
Já parou para pensar no quanto desperdiça enquanto espera que a água para o seu duche aqueça? Ou na quantidade de água limpa que descarta ao lavar frutas e vegetais?
Enquanto realiza estas tarefas, mantenha sempre um balde ou bacia pousado no fundo da banheira ou do lava-loiça. Pode depois reaproveitar esta água para outros fins, como lavar o chão ou regar as plantas.

5 - Evite as fugas de água
Uma única torneira a pingar pode produzir litros e litros de desperdício diário. Fugas de água não são incomuns e os gastos que delas resultam são tudo menos agradáveis.
Para evitar isto, certifique-se de que mantém as torneiras bem fechadas e tome atenção a potenciais fugas. Se acontecer, lembre-se de recolher o desperdício enquanto aguarda por manutenção. Preste ainda atenção à possibilidade de fugas no autoclismo que podem facilmente passar despercebidas. À mínima suspeita, não hesite em chamar um canalizador! Na Elphu temos profissionais prontos a ajudar.
6 - Regue as plantas nas horas de menor sol
Se regar o seu jardim durantes as horas em que o sol é mais intenso, a água irá evaporar-se em elevadas quantidades resultando em grandes desperdícios.
Opte portanto por regar as plantas de manhã ou no fim da tarde, quando o nível de evaporação é menor. Além disso, use um regador ao invés da mangueira, para que possa regular a quantidade de água utilizada.

7 - Reduza os gastos de água do autoclismo
O autoclismo pode ser uma enorme fonte de desperdício. Os modelos mais antigos, em particular, utilizam imensa água nas descargas.
Uma boa forma de reduzir a água desperdiçada é colocar uma garrafa cheia de terra no interior do autoclismo. Se tiver a possibilidade, invista num autoclismo de dupla descarga, que lhe permite utilizar uma menor ou maior quantidade de água conforme necessário.
8 - Só lave a roupa quando tiver a máquina cheia
A máquina de lavar roupa pode ser uma alternativa económica à lavagem manual, mas não deixa de utilizar imensa água por cada ciclo, independentemente da quantidade de roupa nela colocada.
Para poupar a água que utiliza, faça apenas cargas completas na máquina. Deixe acumular a roupa suja e lave-a toda de uma vez, assim irá economizar água e dinheiro.
São estas as dicas que temos para si, mas existem ainda mais formas de poupar. Procure na sua rotina diária possíveis gastos excessivos e pense em como pode evitá-los. E se tiver algum problema nas suas canalizações que o está a fazer gastar mais do que é habitual, chame um Elphu!
Não se esqueça: cada gota conta. Ao poupar água está a fazer uma diferença, tanto no planeta como na sua conta bancária!