A temperatura da casa é algo que varia durante todo o ano e que pode alterar o conforto da mesma. Tanto no Inverno, como no Verão, temos que recorrer a meios e ferramentas (como os isolamentos térmicos) para que a temperatura das nossas casas se mantenha o mais estável possível e a níveis com os quais nos sentamos mais confortáveis.
O isolamento térmico, ou a falta dele, fazem uma diferença enorme no controle e estabilização da temperatura ambiente de qualquer casa. Uma casa sem revestimento térmico é muito mais exposta aos elementos naturais e temperaturas exteriores e estes podem tornar a casa bastante desconfortável, ficando demasiado fria no Inverno e demasiado quente no Verão. A escolha é algo que deverá analisar com um técnico da área, que lhe poderá aconselhar a melhor solução para as suas necessidades específicas e características da sua casa. Conheça alguns dos mais avançados e populares materiais para isolamentos térmicos:
Espuma de Poliuretano:
A utilização do Poliuretano é bastante comum e sobre diversas formas. É um material que não permite infiltrações de ar, nem a criação de humidades e condensações. Os resultados obtidos na utilização deste material são bastante positivos e o mesmo deverá ser utilizado em temperaturas altas e baixas e pode ser utilizado, não só para isolamento, mas também para o enchimento de espaços vazios e condutas de ar condicionado. Uma desvantagem deste material é o facto de o mesmo não ser reciclável.
Celulose:
A celulose, para além de ter propriedades de isolamento térmico, possui, também, propriedades de isolamento acústico. É um material que é produzido à base de cartão e papel reciclado e hidróxido de alumínio. Este tipo de isolamento deverá ser utilizado em temperaturas mais baixas, pois tem uma excelente taxa de retenção de calor. Por ser um material poroso, também funciona bastante bem como isolamento acústico. Aplica-se com máquinas próprias para a sua aplicação e a mesma é feita em todos os espaços vazios, para que se criem ambientes devidamente isolados e silenciosos. Material amigo do ambiente.
Aglomerado de cortiça:
A cortiça é um material utilizado em muitas indústrias e as suas propriedades são bastante reconhecidas. É um material 100% natural e que proporciona um isolamento térmico e acústico de qualidade superior e que proporciona, ainda, uma absorção de choques e diminuição da pressão do edifício. Este material deverá ser utilizado em temperaturas frias, mas as suas propriedades de estabilização de temperatura também permitem a sua utilização em temperaturas mais elevadas.
Lã Mineral:
A lã mineral é um material extraído de rochas vulcânicas. Para além das suas propriedades como isolador térmico, este material é uma excelente solução na proteção contra o fogo. Por ser um material que apresenta baixa condutividade, pode ser utilizado tanto em baixas como em altas temperaturas. Funciona bastante bem, também, como isolador acústico, devido à sua estrutura multidimensional. É um material que mantém as suas características, mesmo a temperaturas muito elevadas e é resistente ao fogo.
Soluções de isolamentos térmicos
A oferta de soluções na área dos revestimentos para casas é grande e diversa, tendo cada solução um custo associado, que varia de material para material. Recorrendo a profissionais, como os que pode encontrar na aplicação da Elphu, conseguirá conjugar a melhor solução, com o melhor preço, conseguindo, assim, melhores resultados, à medida do seu orçamento.
A instalação ou aplicação de isolamento térmico em sua casa fará com que, para além de maior conforto, consiga uma poupança importante a nível energético. As suas contas da eletricidade e do gás irão baixar de forma drástica e verá que o investimento feito se paga em poucos anos. O certificado energético de uma casa aumenta o seu valor, conforme o grau do mesmo, pelo que um investimento destes facilmente lhe trará recompensas. Viva melhor, poupando dinheiro e com um investimento que pode ajustar ao seu bolso!